Logo

Leia esse artigo antes de ir a um velório

Se você já faz uso destes gestos toda vez que você vai a um velório, você está fazendo um bem muito grande a todos os familiares que estão sofrendo a perda de um ente querido. Acompanha as dicas para você fazer o correto no dia mais difícil da vida:

Use roupas discretas

Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Não chegue muito tarde.

Chegue antes para poder cumprimentar todos os familiares e assine o livro de visitas. Estar próximo de alguém que está passando por esse momento triste é muito importante, é um carinho que você oferece e trás um pouco de conforto para quem está sofrendo.

Celular: cuidado com barulhos, Whatsapp e Facebook

Nunca deixe o seu celular tocar alto dentro de um velório, desligue ou coloque-o para vibrar, não atenda o celular no local do velório, caso necessite atender alguma ligação, o melhor é retirar-se do local para um lugar mais reservado. Não use o celular para acessar o Facebook, Twitter, Instagram, Whatsapp etc. Não tire fotografias. Lembre-se que pessoas estão passando por um momento de dor e sofrimento, é muito importante saber respeitar esse momento.

Dê abraços

É muito complicado falar em um momento como este, sabemos que às vezes o silêncio vale mais que mil palavras, abraçar pode ser uma das melhores formas de traduzir o que você está sentindo naquele momento. O Abraço é um gesto muito acolhedor e carinhoso.

Ofereça suas condolências à família

Ao encontrar algum familiar, expresse o que está sentindo, você também pode dizer “Meus sentimentos”, ou “Eu sinto muito pelo(a) (nome da pessoa)”, “Conte comigo, caso precise de alguma ajuda”. Aqui no Brasil é muito comum enviar uma coroa de flores em nome de sua família.

Fique em silêncio

O silêncio é primordial nesse momento, é um gesto de respeito e consideração. Tome muito cuidado com barulhos e alarmes de aparelhos eletrônicos.

Respeite a religião, os costumes e as últimas vontades da pessoa falecida

Caso você não compartilhe a mesma fé praticada pela pessoa falecida, neste momento, o carinho e a consideração precisam estar em primeiro lugar, não abandone a cerimônia ou os atos religiosos e participe silenciosamente.

Créditos: Fotos divulgação tiradas da internet