Logo

CREMAÇÃO

Prática e Metodologia

O que é a Cremação?

É uma técnica onde o corpo é submetido a altas temperaturas chegando a 1000ºC em um forno crematório projetado para este fim. Este processo dura em média de 2 a 3 horas dependendo de cada corpo, e somente pode ser feito 24hs após o óbito. Terminado este processo somente vão restar as cinzas e alguns fragmentos ósseos onde os mesmos são triturados ficando uniformemente granuladas iguais e, à partir disso é entregue à família.

As cinzas…

Após entregue à família eles é quem darão destino as cinzas de seu ente querido, podem levar para sua casa e colocar em algum lugar ao qual o falecido achara especial. Ainda assim podem ser colocadas em urnas com humos e sementes de arvores que podem ser plantadas, ou usar urnas hidrossolúveis (que dissolvem na agua) para jogar em agua corrente como são feitos em algumas civilizações e religiões.

O velório..

Independente do corpo ser velado ou sepultado o velório continua da mesma forma e a gosto da família e de sua religião. Este processo é feito após o velório onde o corpo será encaminhado para o crematório para ser cremado.

A Cremação custa caro?

Os custos para o velório vão ser os mesmos, afinal até esse ponto nada é diferente do comum. Mas muitas pessoas tem o conceito que este procedimento é mais caro, mas do contrário se torna financeiramente mais viável pois não há custos com o sepultamento. Ou seja, toda a parte de jazigo ou qualquer construção feito no cemitério assim como sua manutenção é dispensada.

Qualquer pessoa pode ser cremada?

Sim, mas para isso deve se expressar ainda em vida a família e mesmo assim se a família se opuser a cremação pode ser recusada. Outra situação pode interferir vindo de uma morte violenta, onde o mesmo para ser cremado precisa de uma ordem judicial.

Vantagens da Cremação

Moderno: O ritual e costume da cremação já é conhecida desde a antiguidade, mas hoje é conhecido como o funeral do futuro. Mas devido ao crescimento exponencial da população mundial ocasiona a falta de espaço físico para este fenômeno assim ressurgindo como o sepultamento do futuro.

Economia: visto que este procedimento dispensa o sepultamento convencional nos cemitérios, assim não havendo gastos com o terreno e o próprio tumulo ou jazigo.

Ecologicamente Correto: em sepultamento tradicionais podem ocorrer poluição ambiental, principalmente nas soluções de embalsamento que podem contaminar o solo e afluentes com mercúrio, arsênico, formaldeído entre muitos outros. Do contrário a cremação é um processo 100% ecológico.

Higiene: sendo um processo 100% ecológico a cremação é uma das mais recomendadas evitando problemas de higiene e sanitária. Com a incineração total do corpo possíveis infecções são evitadas, principalmente quando se trata de morte por alguma doença infecciosa.

URNAS DE CINZAS

Urnas para Guardar as Cinzas